Disponibilizamos nossa Calculadora Online de Adicional Noturno para facilitar a sua vida na hora de calcular qual será o preço da hora noturna trabalhada do colaborador.
Para fazer este calculo, precisamos ter em mãos os seguintes números:
- Valor pago mensalmente ao colaborador (salario).
- Número de horas trabalhadas mensais.
Em seguida, basta preencher os dados na calculadora online:
Calculadora de Adicional Noturno
Qual horário que vale o adicional noturno?
Para que você consiga entender como funciona nossa calculadora de adicional noturno, antes será necessário que conheça as regras em que se aplica.
O horário válido para a jornada de trabalho noturna pode mudar e o instrumento legal que detalha isso é a CLT. O texto indica o seguinte:
- Trabalhadores urbanos: entre 22h e 5h do dia seguinte;
- Trabalhadores rurais:
- Lavouras: entre 21h e 5h;
- Atividade pecuária: entre 20h e 4h.
- Trabalhadores do setor portuário: entre 19h e 7h.
Em qualquer desses cenários, o controle de horas trabalhadas é primordial para garantir que tudo está certo na folha de pagamento dos funcionários.
Calculando o Adicional Noturno
Alguns profissionais trabalham durante a noite, fazendo com que o expediente seja remunerado com o valor do adicional noturno.
No entanto, não é raro que as empresas aproveitem o desconhecimento das Leis vigentes para calcular erroneamente o valor.
Bem como, é necessário que todo profissional autônomo saiba da existência de adicional noturno e sua importância para que possa incluir o adicional em seus orçamentos.
Nós vamos te explicar tudo sobre adicional noturno, para que aprenda a calcular e possa garantir seus direitos.
O que é o adicional noturno?
O adicional noturno é pago para os profissionais que trabalham em turnos noturnos executando suas funções.
É importante saber que, adicional é previsto pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e garante que o profissional tenha remuneração diferenciada conforme o artigo 7, inciso IX da Constituição Federal. Bem como, está previsto no artigo 73 da CLT.
O direito de adicional noturno é conferido aos profissionais que trabalham das 22h às 5h do dia seguinte em atividades urbanas.
Bem como, os profissionais que trabalham das 21h às 5h do dia seguinte em atividades rurais agrícolas. E para profissionais que atuam entre 20h e 4h do dia seguinte em atividades rurais de pecuária.
Dessa forma, o adicional noturno é uma compensação financeira para o profissional que trabalha em horário não natural.
Como é feito o cálculo do adicional noturno?
Um aspecto interessante a ser observado é que, para a legislação brasileira vigente, a hora de trabalho noturno tem 52 minutos e 30 segundos.
Sendo assim, 8 horas de trabalho diurnas são correspondentes há 7 horas de trabalho noturno. A justificativa se dá em relação ao desgaste causado pelo trabalho noturno ser maior.
Isto posto, a regra descreve o pagamento de 20% sobre o valor da hora diurna como adicional noturno para perímetro urbano e 25% para trabalho rural.
Outro ponto que precisa ser analisado é se existe alguma convenção a ser contabilizada em sua categoria. Por exemplo, os profissionais da área de tecnologia da informação recebem adicional noturno de 30% por convenção.
O cálculo é simples! Suponha que seu salário base contratual é de R$2 mil, com carga horária mensal de 160 horas.
O valor da hora é, portanto, R$12,50. Agora basta adicionar a porcentagem convencionada para sua profissão que pode ser de 20% ou mais, para que tenha o valor da hora noturna.
Trabalho noturno exige mais horas de descanso
Para as jornadas de trabalho de até 4 horas durante a noite não há possibilidade de intervalos. Os profissionais que atuam entre 4 e 6 horas noturnas possuem direito a 15 minutos de intervalo.
Os profissionais com funções que duram mais de 6 horas durante a noite possuem direito a 1 ou 2 horas de intervalo dependendo da função executada.
Conhecer seus direitos é fundamental para que a rotina de trabalho não seja excessivamente desgastante e possa acabar prejudicando sua saúde.
Afinal, o trabalho noturno deve ser feito temporariamente, justamente por ser desgastante para a saúde de quem o executa.
Aproveite as informações para identificar se está recebendo de forma correta seus adicionais noturnos.