Possibilitando um atendimento ágil e de excelência. Bem como, agradável para que o paciente se sinta bem durante todo o atendimento.
O arquiteto hospitalar é, portanto, um profissional de suma importância para o cotidiano dos enfermos que são atendidos no hospital em questão. Confira mais sobre a importância da atuação de um bom arquiteto hospitalar.
Quais as atuações práticas do arquiteto hospitalar no ambiente?
No cotidiano, o arquiteto hospitalar atua diretamente para aperfeiçoar os espaços clínicos, trabalhando a disposição dos ambientes e mobiliário.
De modo que, consiga uma ambientação que humanize o espaço. Quebrando aquela sensação de local impessoal.
Por isso mesmo, o profissional trabalha a disposição do mobiliário visando possibilitar maior funcionalidade ao ambiente.
Trabalha na inserção de cores, para deixar o espaço mais acolhedor. Atua com a escolha de mobiliário confortável como poltrona hospitalar para atendimento, escolha de mesas e cadeiras para os profissionais que atendem no local.
Tendo como foco um ambiente fácil de limpar e confortável de utilizar no dia a dia. Sempre idealizando espaços que combinam funcionalidade e uma ambientação agradável.
Para que o ambiente hospitalar seja acolhedor para o paciente e confortável para o profissional de saúde. Possibilitando um espaço útil e prático.
Conforto de todos que usam o espaço
Uma das demandas importantes para o arquiteto hospitalar, é desenvolver um espaço que ofereça conforto sob todos os aspectos.
Tendo em vista a iluminação adequada, disposição dos equipamentos de refrigeração, escolha da mobília mais indicada e disposição das peças no ambiente.
Tudo com o objetivo de que o hospital perca o aspecto de local frio, impessoal e ruim de estar. Para que seja possível transformar o ambiente de modo que ele se torne um local onde todos se sentem confortáveis.
A escolha das cores, disposição dos itens no espaço e até mesmo estratégias de iluminação em cada área contribuem para que profissionais e pacientes coabitem da melhor forma possível.
Afinal, não é raro que a luz muito clara e o ambiente repleto de ruídos incomodem o paciente que está em atendimento.
E isso acaba impedindo que a pessoa relaxe, tenha um atendimento que ajuda em sua recuperação e volte para casa bem.
Se o paciente fica tenso e aguardando os segundos para ir embora, é sinal de que faltou um trabalho de um bom arquiteto hospitalar no local.
Desenvolver um ambiente agradável também para a equipe, é outro cuidado relevante para minimizar o cansaço da rotina intensa no hospital. Bem como, garantir que os profissionais tenham trânsito fácil pelo espaço para atendimentos emergenciais com total agilidade.
A atuação do arquiteto hospitalar é de suma importância e sua ausência no projeto é percebida por pacientes e profissionais da saúde. Que são diretamente impactados por um ambiente que não foi bem projetado para oferecer o melhor.